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\O Instagram está crescendo rápido, com cada vez mais usuários e ferramentas. E o Instagram Reels, a resposta da rede social para o popular aplicativo TikTok, foi lançado com sucesso no Brasil.
Confira tudo o que você precisa saber sobre esta nova ferramenta do Instagram, seus principais recursos e descubra 5 motivos para você começar a se preparar para usá-lo desde já!
O que é o Reels?
O Reels é a resposta do Instagram ao fenômeno das mídias sociais conhecido como TikTok.
Da mesma forma que o Instagram lançou o Stories para entrar no mundo de compartilhamento de vídeos do Snapchat, o propósito da versão beta do Reels é oferecer ao público do Instagram uma solução similar à encontrada no aplicativo chinês.
Os vídeos têm 15 segundos de duração, geralmente com música e, apenas deslizando um dedo, o público pode pular para o próximo vídeo.
Como você pode ver nas imagens, os modos de captura do Reels e do TikTok são muito semelhantes. Os dois oferecem opções para mudar a velocidade do vídeo, adicionar áudio ou outros sons, efeitos e, também, a opção de fazer o upload de um vídeo já pronto da sua biblioteca.
As principais diferenças seriam a atual falta de opções do Reels em termos de efeitos em comparação com o TikTok e a ausência de modelos fáceis de usar.
O Instagram oferece layouts e opções diferentes do Stories, mas, por enquanto, os usuários do Reels terão que usar soluções alternativas, como o Canva, para conseguir modelos que caibam no formato e que sejam tão bons quanto os do TikTok.
Antes de concluir que o Reels é uma mera imitação do TikTok, feito para crianças, leia este post até o final!
Os Stories no Instagram se tornaram a sua marca registrada e podemos esperar o mesmo do Reels.
Embora a interface do usuário pareça idêntica e o público espere conteúdo semelhante ao do TikTok, pelo menos no começo, as semelhanças param por aí.
O potencial do Reels é muito mais profundo. O Reels não é um aplicativo independente e o Instagram não tem intenção de ser usado dessa forma.
O Reels agora faz parte da família do Instagram, junto com o seu Feed, IGTV e Stories. Só o tempo dirá que papel ele terá entre as outras funções do aplicativo, mas, neste post, vamos mostrar 5 formas como você, o seu público e o Instagram podem se beneficiar, e muito, desse próximo lançamento. Então, continuem com a gente!
Os aplicativos de mídia social foram decaindo em suas categorias ao longo dos anos. O Twitter é mais para debate político e fofoca. O LinkedIn é para trabalho. O Pinterest é para inspirar o “faça você mesmo”.
Já o Instagram é o aplicativo mais alegre e visual (como era o Facebook), perfeito para smartphones. Então, quando o TikTok surgiu com vídeos descontraídos de 15 segundos, o Instagram era quem tinha mais a perder.
Os usuários do Instagram geralmente gostam de se divertir fazendo vídeos e compartilhando em qualquer lugar.
Para criadores de conteúdo que usam o Instagram, o Reels se encaixa perfeitamente por ser uma outra opção para se expressar e conversar com o público.
Os seguidores também podem visualizar seus Reels diretamente no seu Feed (se você decidir fazer o upload nos dois) e terão a chance de ver você ou sua marca de uma nova maneira, que se encaixa com o conteúdo visual das suas fotos ou dos seus vídeos mais longos do IGTV.
Alguns usuários que não usam o TikTok podem não entender a diferença entre esses vídeos de 15 segundos e os do Stories, mas esse possível mal-entendido ou mau uso pode ser a principal vantagem.
Como o Reels está muito conectado com as outras ferramentas do Instagram, pode ser que ele evolua para algo bastante diferente. O que nos leva ao nosso próximo ponto…
Sim, no início, a expectativa do público e dos criadores era a de um material igual ao TikTok. De fato, a maioria dos vídeos foi feita para o TikTok e repostada no Reels. Só que, no Brasil, já estamos passando a ver criadores de conteúdo começando a criar mais com essa nova ferramenta do Instagram.
O Reels pode ser usado, por exemplo, para criar pequenos teasers entre os episódios do seu conteúdo do IGTV, tornando-se uma forma de mostrar um lado diferente da sua marca ou criatividade com vídeos mais produzidos do que no Stories, ainda que tenham apenas 15 segundos de duração. Essa é uma maneira fantástica de complementar a imagem que você projeta no Instagram.
O importante aqui é que você seja criativo desde já. Haverá um público inteiro de seguidores fiéis do Instagram usando o Reels e que realmente nunca entraram no TikTok. Com essas pessoas, o céu é o limite para algo novo. O céu e, claro, 15 segundos.
Não é preciso muita imaginação para ver o potencial de 15 segundos de estímulo visual com música para fins publicitários.
Muitos acham que os anúncios nos Stories estão um pouco fora de contexto por interromperem o fluxo de rostos, vozes e conteúdos caseiros já conhecidos. Entretanto, a expectativa é que o Reels apresente um conteúdo criativo que se encaixe no seu nicho e que prenda rapidamente a atenção de muitas pessoas que você não conhece ou nem mesmo segue.
Anúncios bem feitos que se encaixem no formato e no fluxo de entretenimento vão ser, com certeza, muito bem-vindos.
Os anúncios do Instagram estão em constante evolução para identificar o público correto para o produto e o anúncio. Diferente de como foi feito com o Facebook no início, o Instagram parece ser bastante preciso em relação ao seu tráfego pago. Com criatividade nos anúncios, isso pode se transformar em uma ótima forma de alcançar um público maior.
Como o Reels é novo no pedaço, há muitas hashtags do Instagram com muitos seguidores, mas sem o Reels associado a elas. Dê uma olhada nessas três hashtags que possuem mais de um milhão de postagens. Em nenhuma delas vemos o Reels!
Esta é a sua oportunidade de chegar de fininho antes da multidão e fazer com que o seu Reels receba muita atenção. Crie conteúdos que, desde o início, se encaixem em todas as hashtags que acompanham sua imagem ou marca.
No momento, uma coisa é certa aqui no Brasil: o algoritmo do Instagram está sendo muito generoso com quem usa o Reels, especialmente quando o Reels é postado no Feed.
Quem conhece um pouco sobre os algoritmos, sabe que nem todo mundo que te segue, vê seu conteúdo.
Se você postar uma foto no Feed agora, ela será vista por uma porcentagem de seus seguidores. Se você publicar um Reels apenas na seção do Reels, pode ser que o encontrem. Porém, se você postar um Reels no seu Feed, o algoritmo do Instagram vai possibilitar que seu Reels tenha mais curtidas e vai recomendar o conteúdo para seguidores em potencial.
Você notou algo na foto acima?
Quando uma pesquisa de hashtag no Instagram tem um Reel, ela aparece antes. O Instagram está fazendo todo o possível para promover sua nova ferramenta, de forma que o seu post do Reels receba mais atenção e dando ao Reels o primeiro lugar nas pesquisas.
Com esses 5 motivos em mente, espero que você comece a ver a oportunidade que o Reels pode oferecer para aumentar seu público. Apenas para ter certeza de que está no caminho certo, aqui está um checklist para ajudá-lo a se preparar para o grande dia da chegada do Reels.
Se você seguir estas etapas, estará mais do que pronto para aumentar seu público quando o Reels chegar em seu país. Sinta-se à vontade para deixar qualquer pergunta ou comentário sobre o Reels nos comentários abaixo!
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